quinta-feira, maio 18, 2006

O (infeliz!) Estado.... da Nação!





Leia-se no DN de hoje:

"É um diagnóstico demolidor sobre o (não) combate à corrupção em Portugal: Maria José Morgado critica os "maus métodos de trabalho" do Ministério Público, a falta de vontade política para combater o fenómeno, a demasiada aproximação entre magistrados e políticos, que se verifica com as nomeações para cargos de confiança política e a dependência da Polícia Judiciária (PJ) do Governo, que "abre a porta ao controlo político das investigações". Tudo conjugado faz com que a procuradora-geral adjunta diga que "o combate à corrupção em Portugal está e há-de estar paralisado.(...)No interior do sistema de justiça, Maria José Morgado aponta os "maus métodos de trabalho" do Ministério Público, que aliados a uma "desajustada" direcção do inquérito "impedem uma verdadeira direcção da investigação". Por outro lado, critica o poder político e a sua "estratégia de política criminal inconsequente, nebulosa, por vezes paradoxal". E exemplifica: "O combate à corrupção não faz parte das opções estratégicas do Relatório de Segurança Interna de 2005, deitando por terra boa parte da capacidade de ataque ao crime organizado internacional."Segundo Maria José Morgado, "a corrupção na gestão pública quase se legalizou em certos sectores". Mais: a magistrada não entende como é que o Relatório de Segurança Interna não tem uma palavra sobre, por exemplo, a "corrupção municipal". A magistrada considera ainda que a dependência da Polícia Judiciária, "dirigida por pessoas nomeadas pelo ministro da Justiça e da sua confiança política, que pode transformar-se em confiança pessoal e partidária" face ao Governo, "abre a porta ao controlo político das investigações" que pode surgir de modo "indolor, silencioso". (...)"
A Dra. Maria José Morgado é um verdadeiro modelo para nós - o nosso Baltasár Garcón - lutemos por ela!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que este suposto loby dos CAVALEIROS DO APOCALIPSE não tem a força suficiente para fazerem da figurinha mais do que dar-lhe mais alguma visibilidade. O que ela obviamente agradece.

5:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ò " a mim me parece"..a mim não me parece nada bem o que diz aqui e no blogue do Blabino..por acaso conheçe figura melhor para ocupar este cargo?? outro Souto Moura??..criticar é fácil..isso é tudo inveja??
lerias

10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonymous said...
ò " a mim me parece"..a mim não me parece nada bem o que diz aqui e no blogue do Blabino.
-----------------------------------

Parece-me que conheço este anonymous de qualquer lado... Pelo menos o prefil...

5:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou antes, o "perfil", queria eu dizer...

5:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

Queries: alex_fonseca@aeiou.pt


    Público

    TSF

    Lusa

    Associated Press

    Reuters

    O que acha que o recente Caso Governamental de uma Publi-Reportagem Paga na Revista Fortune?
    Acho Bem! Entre Sócrates, Salazar e Hitler, existe uma diferença: o tempo...de resto é tudo igual!!
    Não acho nada! ...é mais uma forma de alguém delapidar os meus impostos
    Não concordo! Como o Socrates é um pseudo-reformista-narcisista deveria ter pago logo 100 páginas!!!
    Façam de parvo o povo qu'a malta gosta!
    Uma mentira ditas muitas vezes torna-se numa verdade!
      
    Free polls from Pollhost.com
eXTReMe Tracker
online