domingo, abril 23, 2006

Afinal há Crise? Eu acho que é só para uns...e você?





Enquanto o Pais é massacrado pelo discurso do aperto de cinto, de moralidade no trabalho, de competitividade, de choque tecnológico - sobretudo quando tem o "bom" exemplo das baldas deputacionais e dos malfadados votos alectrónicos que não funcionam - a banca prepara-se para esfregar as mãos com novas comissões nos multibancos e ainda com os off-shores ...começamos a perceber finalmente porque existe um aumento de vendas de carro de luxo em Portugal.

A notícia vem no prestigiado Diário de Notícias:

"A operação "Furacão" - que envolveu buscas judiciárias a quatro grande instituições bancárias e escritórios de advogados - pode terminar no arquivo morto, sem qualquer procedimento criminal.(...)
Para tal basta que as empresas que estão ser alvo de investigação - mais de uma centena - devolvam ao fisco o dinheiro que fizeram sair do País através dos bancos e de outras instituições financeiras, recorrendo ao uso de facturas falsas. "Se as empresas pagarem as dívidas fiscais de IRS e IRC apuradas, isso será tido em conta na decisão final do Ministério Público (MP), que pode ir até à extinção do procedimento criminal", explicou ao DN Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).
As empresas investigadas pelo DCCIAP correm o risco de serem acusadas pelos crimes de fraude fiscal e abuso de confiança. Mas a investigação pode também ser arquivada se o dinheiro envolvido na fraude fiscal for entregue ao Estado. Isto mesmo foi confirmado ao DN por Cândida Almeida.(...)
Mas desconhece-se, neste momento, quantos milhões de euros fizeram sair do País as muitas dezenas de empresas que o DCIAP já identificou, a partir de uma investigação de peritos da administração fiscal numa empresa da zona de Barcelos. Segundo a directora do DCIAP, trata-se de muitos milhões de euros, frisando que só no final das investigações será possível apurar o montante exacto. Porém, admite que possam estar envolvidas verbas superiores a mil milhões de euros. "

Duas questões que nós colocamos:
1- Se fóssemos nós (os pagadores do sistema) a dever teríamos tempo de, pretensamente, voltar a declarar? Basta ver os jornais para saber onde se está hipotecar quem tem dívidas ao fisco...não são certamente estes os "Grandes" devedores.
2- "Mil milhões de euros"??? E esse é apenas o valor estimativo...mas há quantos anos isso acontece? -Srs Decisores: querem equilibrar as contas públicas? Vão onde devem ir...se tiverem o atrevimento!
A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

Queries: alex_fonseca@aeiou.pt


    Público

    TSF

    Lusa

    Associated Press

    Reuters

    O que acha que o recente Caso Governamental de uma Publi-Reportagem Paga na Revista Fortune?
    Acho Bem! Entre Sócrates, Salazar e Hitler, existe uma diferença: o tempo...de resto é tudo igual!!
    Não acho nada! ...é mais uma forma de alguém delapidar os meus impostos
    Não concordo! Como o Socrates é um pseudo-reformista-narcisista deveria ter pago logo 100 páginas!!!
    Façam de parvo o povo qu'a malta gosta!
    Uma mentira ditas muitas vezes torna-se numa verdade!
      
    Free polls from Pollhost.com
eXTReMe Tracker
online