terça-feira, novembro 14, 2006

Isto é qu'é falar!



Papoila_Rubra said...Cabe aqui acrescentar que “tempo de permanência na escola” não é sinónimo de horas de trabalho.O professor é dos poucos profissionais que trabalha sem horário. Quero com isto dizer, que não trabalhamos à hora, nem à semana, nem à tarefa, nem a coisa alguma. Trabalhamos enquanto há trabalho para fazer, quer demore três horas, quer trinta ou cinquenta. O local onde é executado, pode variar entre a sala de aula, a sala dos professores ( inexistente em muitos edifícios), a Biblioteca Municipal, os arquivos da Câmara e a sua residência isto sem esquecer os mais variados locais onde se efectuam formações às quais o professor adere voluntariamente.. Horas esquecidas à secretária, a corrigir. Horas infinitas no computador a pesquisar, a documentar, a consultar, a actualizar, a programar…Não é vulgar o público em geral questionar as horas laborais de diferentes funcionários em diferentes repartições. Assim por exemplo, os bancários têm um horário de atendimento ao público não coincidente com o horário de permanência no edifício. Há um tempo de atendimento aos clientes e outro tempo de trabalho à “porta fechada”O mesmo acontece na EDP, em variadas secretarias, nas Finanças e em muitos outros locais.. Mas esses, o público entende, aceita ou resmunga, mas não os rotula de preguiçosos ou de “incumpridores” de horários.Um cozinhado, poderá ser absorvido em meia hora ou até em menos tempo, mas ninguém ignora as horas dispensadas na sua concepção e confecção. Começando pelos serviços dos lavradores e criadores de gado até terminar nas horinhas de permanência, numa qualquer cozinha, onde um dedicado cozinheiro/a se esmera dando o seu melhor em qualidade, beleza e sabedoria.Um artista de circo, um qualquer atleta, exibe-se apenas durante alguns minutos de actuação, No entanto esses minutos não são sinónimos do tempo de trabalho efectuado na sua preparação.Se esta prática não é questionada noutras profissões, porque terá de ser com os profissionais do Ensino???Não consigo defenir um horário para ser Professora / Educadora.Infelizmente, a minha profissão não me larga!
a voz da experiência na primeira pessoa...arruma qualquer doutorada Lurdes!!!

5 Comments:

Blogger Papoila_Rubra said...

Olá!

Venho agradecer o destaque.

Queria ainda pedir desculpa: onde está "defenir", deveria estar definir :)

Se puder corrigir, agradecia.

Achei muita graça na escolha da foto. Na verdade fez-me lembrar alguém que eu conheço... se retroceder aí... uns trinta anitos... :)

10:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo.

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Horário todos os professores tem. Pode ser completo ou incompleto. Se for completo será de 20 ou 22 horas semanais a componente lectiva.Para além do horário existem as reuniões, a preparação da matéria o atendimento aos e.educação, os agora também OTL. Resumindo a vida de professor não está fácil.
bjcs.

12:20 da manhã  
Blogger Jorge P. Guedes said...

Ia tudo muito bem até ler "D.Lurdes."
Aí, as tripas deram-se uma volta, enrolaram-se-me cá nos interiores e...pronto...lá fui eu para a casa-de-banho ler os últimos comunicados dos serventes da D. Maria da 5 de Outubro!

Jorge G do "Sino da Aldeia porque avisar é preciso".

Saudações especiais, já que me parece que a autora deste "berloque" é também professora.

5:22 da tarde  
Blogger Isabela Figueiredo said...

Andava a precisar de ler isto, porque é isto mesmo!

3:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

Queries: alex_fonseca@aeiou.pt


    Público

    TSF

    Lusa

    Associated Press

    Reuters

    O que acha que o recente Caso Governamental de uma Publi-Reportagem Paga na Revista Fortune?
    Acho Bem! Entre Sócrates, Salazar e Hitler, existe uma diferença: o tempo...de resto é tudo igual!!
    Não acho nada! ...é mais uma forma de alguém delapidar os meus impostos
    Não concordo! Como o Socrates é um pseudo-reformista-narcisista deveria ter pago logo 100 páginas!!!
    Façam de parvo o povo qu'a malta gosta!
    Uma mentira ditas muitas vezes torna-se numa verdade!
      
    Free polls from Pollhost.com
eXTReMe Tracker
online